exosfera - Definition. Was ist exosfera
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist exosfera - definition


exosfera         
sf (exo+esfera) Camada mais alta da atmosfera, na qual as partículas de ar circulam em órbitas elípticas sem colisões freqüentes. Representa, aproximadamente 1/3.000 da atmosfera da Terra, em termos de massa, e está localizada a partir de 1.000 km de altura.
Exosfera         
A Exosfera é a camada mais externa da atmosfera, situada acima da termosfera. Na Terra a exosfera começa a uma altitude que varia de aproximadamente 500 até 1000 km, dependendo da atividade solar, e se estende até dezenas de milhares de quilômetros, onde a atmosfera se confunde com o espaço exterior (meio interplanetário).
exosfera      
/z/ s.f. ( -1949 )
-geof a parte mais externa da atmosfera de um planeta
-etim 1 exo- + -sfera

Wikipedia

Exosfera

A Exosfera é a camada mais externa da atmosfera, situada acima da termosfera. Na Terra a exosfera começa a uma altitude que varia de aproximadamente 500 até 1000 km, dependendo da atividade solar, e se estende até dezenas de milhares de quilômetros, onde a atmosfera se confunde com o espaço exterior (meio interplanetário). "Exo" significa "para fora".

É a camada mais alta, e zona de transição com o espaço exterior. Extremamente rarefeita, composta principalmente de hidrogênio e hélio suas temperaturas são em torno de 1000º C, a 2000ºC, podendo variar significativamente em função da atividade solar, latitude e período do dia (manhã, tarde, noite ou madrugada). Apesar da elevada temperatura, não há perigo de uma nave ou satélite sofrer aquecimento, já que a atmosfera a esta altitude é extremamente rarefeita, o que faz com que a troca de calor seja muito pequena. É nessa altitude que se situam diversos satélites, inclusive o famoso telescópio espacial Hubble.

Pelo fato da sua temperatura ser elevada e da densidade ser extremamente baixa, uma parcela significativa das moléculas e átomos que compõem a atmosfera a esta altitude se encontram ionizados, formando um plasma e não se comportando como um gás. Também é na exosfera que se encontram os cinturões de radiação de Van Allen.